Dosha Vata

VATA-(Éter-Ar)

Maciez, leveza, sutileza, secura, delicadeza, aspereza, instabilidade, mobilidade, fluxo livre...
Psicologicamente, os indivíduos Vata são instáveis, sempre alertas e rápidos a agir e a tomar decisões, porém, muitas vezes são bem indecisos. Aborrecem-se facilmente, possuem grande imaginação e algum receio da escuridão e de espaços fechados. Adoram mudanças e ação constante. Vivem no “mundo da lua”. Geralmente são artistas, pessoas criativas, músicos e bons professores.
Fisicamente, possuem um corpo leve e flexível, mais altos ou mais baixos, a maioria são pessoas magras com dificuldade de ganhar peso, pele ressecada, musculatura não desenvolvida, longelineas, veias proeminentes, olhos ressequidos e pequenos, cabelos e couro cabeludo secos, podendo ter caspa e calvície. Sono leve e tendências à insônia, sonhos agitados e pesadelos. Apetite e sede irregulares, têm muitas vezes problemas digestivos com fezes ressequidas em pouca quantidade e má assimilação dos nutrientes. Não gostam nada que seja agressivo. 
Para equilibrar Vata devem:
- comer refeições regulares, de acordo com as estações do ano.
-  manter-se hidratados, com muita água com gotas de limão ou laranja, ou pitadas de sal e chás de ervas no intervalo das refeições.
- ter o corpo bem nutrido com cremes ou óleos próprios para o dosha e receber massagens regularmente.
- desfrutar de um bom banho quente, sobretudo no Outono e no fim da tarde. 

É muito importante estabelecer rotinas, e fazer pausas no dia a dia, para momentos de centramento, Yoga  e respiração lenta e profunda.
Em equilíbrio, os indivíduos Vata precisam de um trabalho em que possam dar asas à sua criatividade e que alimentem a sua alma. Por exemplo, relações públicas, publicidade, literatura, o mundo da moda ou da música. Nos tempos livres, devem escolher artes ou jardinagem, passatempos bem relaxantes.
Yoga e meditação são as práticas indicadas, especialmente ao fim da tarde. Em tempo de férias, um mantra bem feliz para Vata é - sol, mar e um bom sono. É bom evitarem preencher todo o seu tempo com atividades. 

Dieta para equilibrar (reduzir) Vata

Para melhor visualizar a tabela, clique na imagem e utilize o zoom, 
qualquer dúvida entre em contato conosco:
alecrimdaterra@hotmail.com