Dosha Pitta

PITTA – (Fogo-Água)
Calor, ardência, secura, untuosidade, agudeza, profunda penetração...
Psicologicamente: Tem discernimento, são inteligentes e, como o fogo, são penetrantes, rápidos e fortes, e são muito mais encalorados que os outros doshas, por isso preferem climas mais frescos - estas são as pessoas que deixam as janelas abertas ou arregaçam as mangas mesmo no inverno. São  confiantes, determinados e têm a facilidade de focar a atenção e as suas energias de uma forma bem eficiente. Podem também ser competitivos, muito críticos e perfeccionistas, argumentativos e encolerizar-se facilmente.
Fisicamente, têm uma musculatura elegante e desenvolvida, com estrutura óssea e peso médio, pele bonita, mas propensa a acne e inflamações. Ficam facilmente com s olhos vermelhos. Sensíveis a luz do sol, por vezes usam óculos para proteger. Cabelos finos, grisalhos e calvos cedo. Um forte apetite e boa digestão, comem de tudo e muito, e não engordam, estão propensos a azia e hiperacidez. Sono moderado, tendo as vezes, conflito com as emoções no sonhos. A bile excessiva lhe confere muita cor as fezes, urina e muco. Costumam ter intestino solto. Transpiram com facilidade. Possuem normalmente sangue quente. Irritam-se e se cansam com o excesso de calor, do sol e do fogo, e adoram a água, sombra e o frio. A estação Pitta é a primavera e o verão. Tendem a ser ágeis, gostam de ganhar e detestam perder. Estão mais ativos por volta do meio dia e a melhor hora para se deitarem é  antes das dez da noite. 
Para equilibrar Pitta devem:
- manter-se frescos no verão e evitar o sol direto.
- preferir duchas frescas, com água fria no final do banho.
- comer com regularidade,  três refeições ao dia.
- Evitar estimulantes como especiarias picantes, café e álcool em excesso, alimentos salgados e gordurosos, e dar preferência a muita fruta fresca, saladas e sumos naturais.
É muito importante a descontração; evitando a tendência de ser super organizado, trazendo o máximo de espontaneidade à sua vida!  Tentar escolher desportes não competitivos, embora com estímulo suficiente para não serem entediantes . Desportes aquáticos, desportes de inverno e Yoga. A dança como a salsa encoraja a partilha.
Para as férias, escolher climas temperados, e não preencher demasiado os seus dias com atividades. Dormir pequenas siestas na sombra, quando o sol está a pique, e dar passeios bem relaxantes na fase mais fresca do dia.
Escolher uma carreira compatível com o seu dosha, como administração de empresas, consultadoria, advocacia, medicina ou pesquisa . Para equilibrar a tendência de um excesso de stress na vida profissional, ter atividades relaxantes nos tempos livres. Praticar técnicas de relaxamento e meditação. Desfrutar de boa música, arte, dança e espiritualidade.

Tabela para equilibrar (reduzir) Pitta

Para melhor visualizar a tabela, clique na imagem e utilize o zoom, 
qualquer dúvida entre em contato conosco:
alecrimdaterra@hotmail.com