Os Doshas

“...Pelo conceito tridosha, o Ayurveda atribui ao indivíduo a responsabilidade pela condução de seu organismo no caminho da saúde, ou da doença. O conhecimento dos três doshas, esse sistema funcional que comanda a saúde, a doença e a cura, torna o indivíduo responsável e capaz de optar pelo equilíbrio e pela longevidade saudável.”                                       (Danilo Carneiro)

 “...Cada um de nós se distingue de muitas maneiras, tanto física como mentalmente. Cada pessoa apresenta uma constituição única, diversa da de qualquer outra pessoa. A forma e o tamanho do corpo, o temperamento e o caráter das pessoas apresentam grandes variações, que devem afetar-nos a saúde e a felicidade. Precisamos compreender nossa natureza para ter felicidade e bem-estar. De modo semelhante, devemos compreender a natureza dos outros, que pode ser diferente da nossa, para uma interação social harmônica... Sem compreender nossa constituição particular, nossa saúde se enfraquece... Uma das grandes belezas do Ayurveda é que ele nos ajuda a entender claramente nossas diferenças individuais, nossas capacidades especiais e nossas idiossincrasias (comportamentos peculiares)...”                          (David Frawley)


 Os Doshas são responsáveis por todos os processos físico-químicos e vitais que ocorre em nosso organismo. Trabalham juntos, mas cada dosha tem seu potencial em particular. São responsáveis e relacionados a particulares estruturas, funções e mecanismos que comandam os sistemas orgânicos do corpo.
A harmonização dos doshas é utilizada para manter o equilíbrio de todo o organismo, potencializando Prana, Tejas e Ojas, proporcionando a nossa verdadeira qualidade de saúde.

Saúde para todos!
Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário